É comprovado cientificamente que os chás têm efeito terapêutico? Podemos confiar?

Sim. Diversas plantas possuem princípios ativos, que podem ser extraídos através da água. Mas para um efeito terapêutico eficaz, essa extração deve ser realizada do modo coreto e da parte da planta que possui o princípio ativo adequado.

 

Misturar ervas pode beneficiar ainda mais a saúde? Como saber quais misturar para obter um chá potente?

Sim. A mistura de ervas pode potencializar o efeito terapêutico. Mas também pode afetar esse efeito, devido a interação de princípios ativos. Portanto cada caso deve ser analisado com cautela, de preferência pelo farmacêutico.

 

Como preparar um bom chá para que ele não perca o princípio ativo?

O chá tem modo correto de preparo para não haver degradação do princípio ativo, e não é necessário consumi – lo imediatamente:

- Aqueça a água, mas não deixe ela atingir o ponto de fervura. Retire – a do fogo, quando as primeiras bolhas começarem a surgir. Temperaturas muito altas podem destruir os princípios ativos do chá.

- Só depois de desligar o fogo, colocar a erva em contato com a água e tampar a panela. Manter assim por cerca de 5-10 minutos. Tampar o recipiente onde se encontra a erva é importante, já que uma variedade grande de princípios ativos são voláteis

 

Ouvi dizer que é melhor não adoçar o chá. É verdade?

A princípio, adoçar o chá não interfere nas suas propriedades medicinais. Mas o açúcar branco é prejudicial a saúde, podendo ocasionar perda gradual de cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, além de obesidade, depressão, diabetes, entre outros. Portanto, uma opção mais saudável seria adoçar o chá com mel ou adicionar stévia no preparo do chá, que é uma erva que irá conferir um sabor adocicado. Nunca adoce seu chá, ou qualquer outro alimento com adoçantes a base de aspartame, pois são neurotóxicos, ou seja, são tóxicos para o neurônio.

 

É melhor preparar você mesma, de forma caseira, ou podemos comprar chá em saquinho, desses do tipo sachê?

Tanto faz, desde que se respeite o modo correto de preparo do chá.

 

Devemos optar pelos chás orgânicos?

Sim, sempre que possível. Os chás orgânicos são provenientes de agricultura orgânica, que não utiliza pesticidas, fertilizantes, organismos geneticamente modificados e produtos químicos que fazem mal a saúde. O solo é mantido de forma saudável e acredita – se que os produtos cultivados nele sejam superior a forma convencional. Além disso, a agricultura orgânica respeita os ciclos da natureza e utiliza princípios da agricultura sustentável, o que é melhor para o planeta.

Inclusive o mesmo vale para cosméticos. Sempre que possível devemos utilizar cosméticos orgânicos, que não possuem em sua formulação parabenos, triclosan, alquilfenol, silicone, PEG, entre outras, substâncias essas que trazem malefícios a saúde, como câncer de mama, artrite, Alzheimer e dermatite de contato.