O LLC contribui para o emagrecimento de diversas formas:

- É termogênico

- Aumenta a saciedade

- Regula a ação da insulina

- Produz energia

- Aumenta a lipólise

- Diminui a lipogênese

O LLC possui triglicerídeos de cadeia média (TCM) que auxiliam na perda de peso e de gordura abdominal.

O que acontece é que após absorção intestinal, os TCM são transportados diretamente para o fígado e, dessa maneira, não ficam armazenados no corpo em forma de gordura. Eles são convertidos em energia, exatamente como se fossem carboidratos. Mas diferente deles não aumentam o açúcar no sangue e não interferem com os níveis de insulina.

O LLC contém também ômega 6 que é fonte da prostaglandina E1. As PGE1 são capazes de estimular a gordura marrom e de ajudar na regeneração das mitocôndrias, otimizando a queima de gordura (lipólise).

Além disso, o óleo de coco possui efeito termogênico, o que potencializa seu papel na redução de peso. O óleo de coco consome mais calorias para ser metabolizado do que as calorias que fornece. No estudo “Thermic effects of mediun chain and long chain triglycerides in man”, dos autores TB Seaton, S. L. Welles e M.K. Warenko no Am J Clin Nutr de 1986 foi medido o metabolismo basal após 6 horas da ingestão de triglicérides de cadeia média . Houve um aumento de 14% no metabolismo basal. Os autores concluíram que os triglicérides de cadeia média por longo período de tempo, é capaz de provocar perda de peso mesmo sem reduzir a ingestão de calorias.

Omega 3: uma arma poderosa na luta contra a obesidade

O Ômega-3 encontrado em quantidades significativas no LLC vem sendo muito estudado, e seus benefícios não se resumem só a proteção das artérias. Ele ajuda além de diminuir os níveis de LDL (fração do colesterol ruim), melhora a ação da insulina e auxilia na perda de peso.

No XV Congresso Latino-Americano de Nutrição realizado no Chile foi discutido a ação do Ômega – 3 no aumento da saciedade. Em estudo feito em ratos, induziram – se os animais a ganhar peso, até se tornarem diabéticos de tão gordos, graças a uma alimentação rica em gordura saturada de má qualidade. Observou – se no hipotálamo (região do cérebro que controla a saciedade) que esse tipo de gordura provoca uma superprodução de citocinas, substâncias inflamatórias que impedem o hipotálamo de disparar o sinal da saciedade. E esse aumento de citocinas é fácil entender: todo indivíduo com sobrepeso ou obesa está inflamada por conta da gordura.

Nos seres humanos acontece da seguinte forma: quando nos alimentamos, são secretados os hormônios leptina, pelos tecidos gorduroso, e insulina, pelo pâncreas. Eles avisam o cérebro que você deve parar de comer. Só que as citocinas atrapalham a troca de informações e o cérebro acaba não recebendo a informação que é hora de parar de comer.

Para interromper o processo inflamatório e restabelecer a atividade celular, os pesquisadores inocularam Omega 3 nos ratos, confirmando a sua eficácia como anti-inflamatório. Regular a saciedade é fundamental para manter o peso e isso não acontece quando a inflamação está presente.

Outra vantagem encontrada no consumo regular do ômega – 3 é sua ação sobre a insulinemia. Na presença de ômega – 3 a insulinemia fica mais estável, evitando picos seguidos de quedas, desequilíbrio esse que influência no aumento da fome. Isso se explica devido ao fato do Omega – 3 aumentar a expressão da proteína PPAR-gama que quando acelerada melhora a ação da insulina nas células facilitando a tarefa de transformar açúcar em energia, antes de ser armazenada como gordura, além de estimular as enzimas que degradam os triglicérides.

Resumindo o ômega-3 é essencial para aumentar a queima dos depósitos de gordura e diminuir a fome.

A grande vantagem do LLC, é que, além de conter uma boa quantidade de ômega 3 também contém ácido caprílico e cáprico que se convertem em fontes de Ômega-3.