A lactase é uma enzima responsável pela hidrólise da lactose.Como a molécula de lactose é muito complexa, a lactase é responsável por quebrar a lactose em dois açucares de mais simples digestão (glucose e galactose) e assim atravessar a parede do intestino.

Muitas pessoas possuem deficiência de lactase, e dessa forma a lactose não é digerida e p

assa diretamente para o intestino grosso causando diarréia, inchaço, indigestão, flatulência, azia, nausêas e indisposição. Este problema ocorre em cerca de 25% dos brasileiros.

Há três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos. São eles:

1) deficiência congênita da enzima

2) diminuição enzimática secundária a doenças intestinais

3) deficiência primária ou ontogenética

O primeiro tipo é um defeito genético muito raro, no qual a criança nasce sema capacidade de produzir lactase. Como o leite materno possui lactose, a criança é acometida logo após o nascimento.

O segundo tipo é bastante comum em crianças no primeiro ano de vida e ocorre devido à diarréia persistente, pois há morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase). Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária de lactase até que essas células sejam repostas.

Estatisticamente, o terceiro tipo é o mais comum na população. Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção de lactase. Esse fato é mais evidente em algumas raças como a negra ( até 80% dos adultos tem deficiência) e menos comum em outras, como a branca (20% dos adultos).

Não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas com o avanço da tecnologia nutricional suplementa - se a enzima digestiva sem necessariamente ter de ser privado de alimentos lácteos.

A dosagem de lactase a ser suplementada dependerá da capacidade que cada pessoa tem de produzir a sua própria lactase, e a quantidade de lactose presente em cada alimento a ser ingerido. Com o tempo, a pessoa vai adequando a dosagem em relação a dieta, até chegar na ideal.

Modo de Uso: ingerir toda vez que for se alimentar com algo que contenha lactose. Recomenda - se doses iniciais de 200mg aumentando progressivamente conforme o organismo de cada um.

Preço ( praticado no dia 12/06/2015 - o valor pode ser alterado a critério da farmácia): R$46,00 para 60 cápsulas com revestimento entérico. Preço promocional até 20 de setembro de 2015: R$30,00

Não é recomendado para crianças menores de 5 anos. Consulte sempre um médico ou o farmacêutico. A lactase é considerada um suplemento alimentar, que supre o organismo de lago que lhe falta. Não possui efeitos colaterais, não induz a dependência além de não perder a eficácia ao longo do uso.

LLC - Óleo de Coco com Linhaça Dourada

LLC - óleo de coco com linhaça dourada